Vasectomia. Mitos e Verdades!

Vasectomia. Você sabe o que é?

A vasectomia é o método mais popular de esterelização masculina. A lei 9263/66/ portaria número 144/97 da Secretaria de Assistência a Saúde, diz que a vasectomia pode ser realizada nas seguintes condições:

  1. Em homens com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos.
  2. Risco à vida da mulher ou do futuro filho, testemunhado por relatório de dois médicos.

Existem tanto na literatura médica, quanto na imprensa leiga, indagações sobre possíveis riscos à saúde do homem que é submetido a vasectomia. Assim, vamos acabar com essas dúvidas hoje. Leia:
1-O que é vasectomia?
Vasectomia é uma cirurgia que visa a contracepção, ou seja, impedir a gravidez da parceira, através da ligadura dos canais deferentes, que são os condutos por onde passam os espermatozoides.


2-Como é feita a vasectomia?
A vasectomia é realizada em regime ambulatorial, sem internação, com anestesia local/sedação, através de duas pequenas incisões em cada lado da bolsa testicular.


3-Vasectomia faz mal?
Não. Existem vários mitos sobre possíveis malefícios da vasectomia relacionando a mesma com várias doenças.


4-Vasectomia engorda?
Não. A vasectomia é apenas a ligadura dos condutos deferentes e não castração, portanto, nada tem a ver com aumento de peso.


5-Vasectomia diminui a libido (desejo sexual) ou causa impotência sexual?Não. O bloqueio dos canais deferentes impede apenas a passagem dos espermatozoides, não interferindo na produção hormonal, não tendo, portanto, nenhuma relação com alteração da libido ou do desempenho sexual, apenas com a reprodução.

6-Vasectomia causa câncer?
Apesar de alguns estudos tentarem relacionar a vasectomia ao câncer, principalmente de próstata e testículo, e isto ser de grande relevância entre os pacientes candidatos ao procedimento, esses fatos nunca foram confirmados, e sim descartados, por outras centenas de estudos de várias instituições.


7-Os espermatozoides que não são eliminados vão se acumulando dentro dos testículos?
Não. Os espermatozoides que não são eliminados, em pacientes vasectomizados, morrem e são absorvidos depois de um determinado tempo, sem nenhum prejuízo para a saúde.

8-A parceira pode engravidar após a vasectomia?
Sim, pois todos os espermatozoides que estão após a área onde foi feita a ligadura dos ductos deferentes são viáveis, devendo ser eliminados por ejaculação. Mas, uma vez feito o exame de espermograma e confirmada a ausência de espermatozoides, o paciente estará apto a ter atividade sexual sem necessidade de métodos anticoncepcionais.

Ficou com dúvidas? Agenda sua consulta. Estamos à disposição!!

Clínica do Rim, Rua professor Joaquim Pedro, número 300, Setor Central, Rio Verde Goiás.

Agende sua consulta

Gustavo Franco - Urologista
Top
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram